FGV LANÇA NOVO ÍNDICE DE VARIAÇÃO DE ALUGUEL RESIDENCIAL
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas publicou, no dia 11.01.2022, novo índice de variação de aluguéis residenciais (IVAR).
O novo indicador tem por objetivo calcular a variação dos preços dos aluguéis residenciais, com base nas informações captadas diretamente dos contratos de locação assinados (e não mais com base na oferta de preços de aluguel).
Além das informações captadas diretamente dos contratos de locação, o IVAR utiliza como base de cálculo o reajuste de contratos já existentes, como também as características de cada imóvel.
Com esse novo indicador será possível acompanhar a apropriada evolução/variação dos preços dos aluguéis residenciais.
A partir de Janeiro de 2022, o IVAR passa a integrar o calendário fixo de divulgação dos índices e indicadores da FGV IBRE, o qual pode aprimorar o conteúdo e as negociações dos contratos de locação (podendo acarretar a eventual substituição dos índices costumeiramente adotados – IGPM/FGV e IPCA/IBGE), bem como eventuais ajustes nas políticas econômicas internas.
A equipe da Eduardo Menna Barreto Sociedade de Advogados permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o tema.